Cerimonial x Assessora de Casamento.
Quando e porque, contratar?
Mas antes de responder essa pergunta, eu lhes direi qual a diferença entre elas! Assim, vamos lá:
Assessora de casamento é responsável por fazer a assessoria e organização até um dia antes do casamento. O papel da Assessora nada mais é que direcionar os noivos aos fornecedores, dar a opinião, explicar sobre as melhores opções. Ela vai te ajudar em como planejar, como colocar em prática suas ideias, vai te acompanhar nas reuniões, expor prós e contras sobre diversos assuntos, o que acaba sendo uma espécie de consultoria.
Exemplo: Se você precisa de serviço de buffet, ela vai te disponibiliza as opções de buffet existentes, marcar as reuniões, degustações, expõe a opinião dela e te acompanha como assessora ao longo de todo esse processo.
Após pesquisados os locais, realizadas as degustações, vocês noivinhas e noivinhos terão o total respaldo na escolha! Lembrando que a assessoria não escolhe os itens, ela deixa os noivos a vontade para as escolhas.
Como normalmente os noivos estão casando pela primeira vez, ela sempre orienta com a expertise dela de vários casamentos e dá o seu ponto de vista, o que no meu caso, foi fundamental.
Aliás, quem vai casar pela primeira vez, não tem noção de quantos detalhes são necessários para que seja realizada uma festa de casamento. E as assessorias estão 100% preparadas para te auxiliar nesse momento.
E afinal, o que faz a cerimonial?
Depois de todo o trabalho de assessoria, eis que chega o grande dia: o casamento. Aqui entra o trabalho da Cerimonilista, aquela que vai realizar o cerimonial no dia do evento. O papel do cerimonial é a organização da festa no dia do evento. Ela organiza as bebidas, confere se está tudo certo, confere a montagem dos móveis, da decoração, confere se os fornecedores entregaram os produtos, organiza a entrada na cerimônia, organiza a ordem do que será servido, mas antes disso, ela conversa com os noivos e alinha as expectativas e vontades, para que possa organizar o casamento de acordo com a vontade dos noivos.
O cerimonial é o grande maestro no dia do espetáculo, essa é a verdade. Precisa fazer ornar orquestra para que a música seja a mesma em prol dos noivos, se é que vocês me entendem.
Cerimonial e Assessoria precisam ser a mesma pessoa?
Não necessariamente. Mas elas precisam conversar entre si. Afinal, o trabalho de assessoria desenvolvido ao longo do caminho precisa estar em conformidade ao trabalho que será realizado no dia da festa.
No meu caso, fechei um pacote único, que pra mim fez muito mais sentido: contratamos o trabalho da Assessora, cumulado com o serviço de Cerimonial no dia do evento. E posso falar? Foi a melhor coisa que poderíamos ter feito, pois confiávamos muito na opinião da Paula e ela conseguiu extrair nossos gostos e desenvolver nossas vontades ao longo da festa de maneira geral.
Foi possível imprimir nossas vontades e era visível para os convidados o quanto tínhamos pensado em cada detalhe, de modo que cada mínima coisa, tinha a nossa cara.
É possível fazer um casamento sem o serviço de Assessoria e Cerimonial?
É possível sim! Afinal, tudo é possível, só depende de você.
Mas, na minha opinião, o serviço de assessoria e cerimonial é essencial. Mas se você estiver com o orçamento apertado, você pode delegar para alguém de sua confiança e/ou você mesmo realizar todo o contato com os fornecedores e etc;
No entanto, no dia do casamento, eu acredito que o papel da cerimonialista faz com que você aproveite a festa, sem preocupação. Imagina só! Você e seu noivo programaram a festa por pelo menos um ano de antecedência, organizaram tudo, juntaram dinheiro e no fim: vocês sequer conseguem aproveitar e se divertir? Será que valeria a pena?
Na minha opinião, certamente não valeria. Colocando tudo na ponta do lápis, funcional muito mais pra mim ter a assessoria ao longo do ano de preparação anterior e a tranquilidade de que no dia, sairia tudo como o combinado com a assessoria ao longo da preparação.
E ai, gostou desse post? E você fechou assessoria e cerimonial? Me conta da sua experiência.